Buscar
  • kyria

Residência artística

#residenciaartistica

Mosteiro Zen Morro da Vargem



Me perguntaram a importância de fazer uma residência artística, não posso responder por todos os artistas, mas é incontestável que crescemos como ser humano e como artista. Uma residência nos tira de nosso habitat, ele nos confronta com outra realidade, saímos do cotidiano para entrar em um outro tempo, o tempo do criar.


Casa de colono no Mosteiro Zen




Na residência o mundo fica para trás, somos confrontados com o eu criador. No mosteiro, a natureza, a paz, o silêncio, são tão potentes que toma conta da gente.

Me perdi e me reencontrei diversas vezes...



Para não ficar divagando sobre a residência artística, selecionei um texto da Dasartes.

"A residência artística destaca-se, na atualidade, como uma instituição de relevante papel para o apoio, fomento e desenvolvimento das práticas artísticas contemporâneas, e podemos identificar sua proliferação, em todas as partes do mundo, a partir da última década do século 20 como um fenômeno a ser estudado sob as diferentes perspectivas relativas ao processo de produção.

O crescimento do número das residências em escala global – não planejado, porém fruto das condições e necessidades dos profissionais e instituições – tornou imperativo organizar, identificar e divulgar propostas. Surgiu desse contexto a criação de redes a elas relacionadas, mais evidentes a partir do início da década de 1990, como a Res Artis, da Alliance of Artists Communities (AAC), e, mais recentemente, da Intra Ásia; temos também o desenvolvimento de outras plataformas de ação e suporte, como a rede Peppinières; e a participação de organismos e instituições de apoio, entre outros, como a Transartis, Triangle, o Programa Aschberg da UNESCO, constituindo-se, dessa maneira, em uma das formas mais ágeis e rápidas de acesso à informação relativa a residências artísticas e programas de residência. Neste sentido, o panorama atual das residências vem se alterando em uma escala vertiginosa."

http://dasartes.com/materias/residencia-artistica-novos-ares-para-novas-ideias/